Capítulo 9 – Os caminhos da alfabetização na sala do AEE

O capítulo detalha a jornada de um aluno no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as estratégias empregadas para superar suas dificuldades de aprendizagem. A autora, Pauliane de Melo Freitas, narra como o aluno, diagnosticado com TDAH e outras dificuldades de aprendizagem, inicialmente não reconhecia todas as letras do alfabeto e enfrentava grandes desafios na alfabetização.
O relato destaca a importância de um atendimento individualizado e especializado, utilizando atividades lúdicas e adaptadas para ajudar João Pedro a se apropriar do conhecimento. Atividades como o uso de alfabetos móveis, modelagem de letras com massinha, e a associação de letras com imagens foram fundamentais para o progresso do aluno. A evolução de João Pedro é mostrada através de exemplos práticos, desde o reconhecimento de letras até a leitura de palavras e frases simples.