Capítulo 8 – Explorando a leitura visual do aluno surdo

O capítulo oferece uma visão detalhada sobre como adaptar a educação para alunos surdos, enfatizando a importância de métodos visuais para facilitar a aprendizagem. A autora, Eslyane Regina Pereira de Araújo, compartilha estratégias práticas e eficazes para ensinar a leitura e a escrita a alunos surdos, destacando como a visualidade é um canal essencial para a compreensão e o engajamento desses alunos.
A autora relata experiências de atividades que utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e recursos visuais, como a criação de sinais específicos para personagens de obras literárias, e a interpretação em Libras de textos. Estas práticas não apenas ajudam na alfabetização, mas também promovem uma inclusão mais significativa, permitindo que os alunos surdos se sintam parte ativa do processo educativo.