Capítulo 7 – Areia cinética: uma oportunidade de aprender brincando

O capítulo explora como o uso de materiais sensoriais pode enriquecer a educação de crianças com necessidades especiais. A autora, Simone Andrea de Carvalho, relata sua experiência com a areia cinética na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacando os benefícios dessa prática para o desenvolvimento cognitivo e sensorial dos alunos.
A prática permite que as crianças explorem diferentes texturas e cores de forma divertida e segura. A autora descreve como essa atividade ajuda a desenvolver a atenção, o foco, a imaginação e a interação entre as crianças e os educadores. A autora traz o exemplo de um aluno inicialmente reticente que, através da brincadeira com a areia, conseguiu superar suas resistências sensoriais e participar ativamente das atividades com seus colegas.