Capítulo 6 – Sistema monetário em ação: Solucionando desafios do dia a dia

O capítulo é uma exploração profunda sobre como o entendimento do sistema monetário pode empoderar indivíduos, especialmente aqueles com necessidades especiais, a alcançar uma maior independência na vida cotidiana. A autora, Rosa Maria do Nascimento Souza, relata a experiência com uma aluna do Atendimento Educacional Especializado (AEE), enfatizando a importância de práticas pedagógicas que conectem o aprendizado ao mundo real.Utilizando uma combinação de recursos visuais, jogos lúdicos e atividades práticas como simulações de compra, o capítulo descreve como a aluna foi capaz de aprender sobre transações financeiras, o valor do dinheiro e como gerir o troco. Estas atividades não só reforçam o aprendizado matemático como também promovem habilidades sociais e de tomada de decisão.