Capítulo 5 – Ressignificando a recusa: Um relato da prática

O capítulo narra a experiência da autora, Nilcia Cláudia Soares Ferreira, com um aluno autista na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A autora descreve como transformou a recusa inicial do aluno em uma oportunidade de aprendizado e conexão, mostrando a importância de adaptar as estratégias de ensino às necessidades individuais dos alunos.
Ao lidar com a resistência do aluno, a autora destaca momentos de angústia e a necessidade de repensar suas abordagens pedagógicas. Em vez de forçar o aluno a se adaptar ao seu plano de aula, Ferreira optou por entrar no mundo do aluno, utilizando uma abordagem criativa para estabelecer uma conexão inicial. Isso permitiu construir um relacionamento de confiança, essencial para o progresso educacional do aluno.