Capítulo 4 – Muriaé, terra querida! Um trabalho cultural na sala do AEE

O capítulo destaca a importância de conectar os alunos com a história e a cultura local como forma de enriquecer seu desenvolvimento intelectual e cultural. A autora, Anelize Kelly Vaz, utiliza um projeto cultural desenvolvido na Escola Municipal Cléria Ticon Carneiro para mostrar como o estudo da história de Muriaé pode ser um poderoso instrumento educativo.
O projeto envolveu atividades diversas, como leitura e interpretação de textos históricos, colagens com imagens antigas da cidade e a recriação de fotos históricas pelos próprios alunos. Essa abordagem permitiu que os alunos pudessem vivenciar a história de sua cidade de maneira prática e interativa.