Capítulo 3 – Ensinar com amorização

O capítulo “Ensinar com Amorização” explora a importância do amor e da afetividade no processo educacional de crianças com deficiência. A autora, Adriana Faria Vargas Tanus Bahia, destaca que o amor é um fator crucial no relacionamento entre professor e aluno, especialmente quando o aluno possui necessidades educativas especiais. A afetividade promove a escuta, o entusiasmo, o interesse e a confiança, criando um canal de comunicação que proporciona uma aprendizagem significativa e inclusiva.
Através de relatos emocionantes, o capítulo ilustra como um ambiente escolar acolhedor, que valoriza a singularidade de cada criança, pode transformar a experiência educacional. A prática pedagógica com amor é apresentada como insubstituível, destacando a importância de um olhar humano e personalizado para cada aluno.