Capítulo 2 – Desvendando a janela do mundo: A importância da leitura e da escrita para as crianças com deficiência

O capítulo aborda a importância vital da leitura e da escrita para crianças com deficiência, oferecendo uma visão detalhada sobre como essas habilidades são fundamentais para sua inclusão e desenvolvimento pessoal. A autora, Camila Dias Leão, apresenta estratégias práticas e adaptadas para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), destacando como a alfabetização pode abrir um mundo de oportunidades para essas crianças.
Através de relatos e exemplos práticos, o capítulo mostra como técnicas de ensino personalizadas e um olhar atento podem fazer a diferença na vida dos alunos. Leão enfatiza a necessidade de um ambiente escolar acolhedor e inclusivo, onde a afetividade e a compreensão são pilares essenciais para o sucesso educacional.
Este capítulo é um convite inspirador para educadores, pais e toda a comunidade escolar a repensarem suas práticas e abraçarem a inclusão de maneira significativa. As histórias contadas e as metodologias propostas prometem transformar a maneira como vemos a educação inclusiva.