Capítulo 13 – O desafio de ensinar crianças cegas

O capítulo narra a experiência de Ailton de Almeida Corrêa na educação de alunos com deficiência visual. Este relato se concentra especialmente na prática desenvolvida por Ailton, que, sendo ele mesmo deficiente visual, utilizou uma abordagem inclusiva e inovadora para ensinar Braille e promover a autonomia dos alunos na Escola Municipal Cândido Portinari, em Muriaé/MG.
A prática pedagógica descrita no capítulo destaca o uso de recursos táteis, tecnológicos e atividades lúdicas, como o dominó adaptado, para facilitar o aprendizado do sistema Braille. Além de ensinar leitura e escrita em Braille, as atividades incluíram o desenvolvimento de habilidades de orientação e mobilidade, essenciais para a independência dos alunos. Um exemplo inspirador é o uso de um celular como ferramenta para treinar a orientação espacial, onde o aluno era desafiado a encontrar o dispositivo seguindo comandos auditivos.