Capítulo 12 – Explorando o lúdico no ensino das operações

O capítulo apresenta uma proposta inovadora para o ensino de operações matemáticas básicas através de atividades lúdicas e manipulativas. A autora, Ramila Gomes Montes Batista, utiliza materiais simples como dados de papel, papel crepom e folhas para anotações, incentivando as crianças a explorar o universo dos números de maneira interativa e divertida.
O trabalho destaca a importância de tornar o ensino da matemática mais acessível e significativo para as crianças desde os primeiros anos escolares. A utilização de jogos e brincadeiras como ferramentas pedagógicas é defendida com base nas teorias de Piaget e Vygotsky, que ressaltam a relevância do brincar no processo de aprendizagem.