Capítulo 11 – Tecendo olhares sobre o percurso do aluno com TDAH

O capítulo oferece uma análise detalhada das estratégias pedagógicas lúdicas usadas para estimular a imaginação, manter a atenção e desenvolver habilidades de consciência fonológica em uma aluna diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A autora, Jamille Teixeira Pereira, descreve atividades desenvolvidas na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Maria Hastenreiter Dornelas.
A aluna, diagnosticada com TDAH, enfrenta desafios significativos em manter a concentração, controlar a hiperatividade e a impulsividade, o que impacta tanto seu comportamento quanto seu processo de aprendizagem. Pereira emprega uma variedade de jogos e brincadeiras, histórias curtas rimadas e atividades que promovem a consciência fonológica para ajudar a aluna a melhorar suas habilidades de leitura e escrita, bem como sua capacidade de se concentrar em tarefas.