Capítulo 10 – Caminhos da leitura: Relato de prática de aluno com déficit cognitivo
O capítulo narra a experiência de Sônia Maria dos Reis da Cunha Berto com uma aluna diagnosticada com retardo mental leve/moderado e déficit cognitivo. A autora descreve o processo de alfabetização na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Ermyro Teixeira de Siqueira, localizada na zona rural de Muriaé-MG. Inicialmente, a aluna enfrentava grandes desafios, como a dificuldade em reter informações simples, incluindo o reconhecimento das letras do alfabeto. Através de intervenções pedagógicas adaptadas, a autora conseguiu promover avanços significativos na aprendizagem da aluna, que passou a reconhecer letras, escrever palavras e frases, e ler pequenos textos.
Um livro sobre Educação e Inclusão
Uma compilação de relatos e experiências de professores do Atendimento Educacional Especializado para inspirar professores, pais e toda a comunidade escolar.
O capítulo narra a experiência de Sônia Maria dos Reis da Cunha Berto com uma aluna diagnosticada com retardo mental leve/moderado e déficit cognitivo. A autora descreve o processo de alfabetização na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Ermyro Teixeira de Siqueira, localizada na zona rural de Muriaé-MG. Inicialmente, a aluna enfrentava grandes desafios, como a dificuldade em reter informações simples, incluindo o reconhecimento das letras do alfabeto. Através de intervenções pedagógicas adaptadas, a autora conseguiu promover avanços significativos na aprendizagem da aluna, que passou a reconhecer letras, escrever palavras e frases, e ler pequenos textos.