Capítulo 1 – Considerações Iniciais

O capítulo aborda a importância de uma educação inclusiva e as estratégias necessárias para criar ambientes escolares acolhedores e eficazes. Ele explora como a pedagogia inclusiva pode transformar vidas, reconhecendo e valorizando a diversidade dos alunos, e garantindo que todos tenham oportunidades iguais de aprendizado.
Através de exemplos inspiradores, o capítulo destaca a importância da colaboração entre educadores, pais e a comunidade para construir uma cultura de inclusão. Não se trata apenas de uma abordagem pedagógica, mas de um compromisso moral e ético, fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.